Categorias

Ex-Engenheiro Chefe da AMD assume cargo muito parecido na Intel

Quem apostou em uma trégua na luta que já dura décadas entre a AMD e a Intel, vai se decepcionar agora: um ex-Engenheiro Chefe da AMD acaba de ser contratado pela Intel para um cargo muito parecido.

Raja Koduri era o responsável pela divisão de chips gráficos da AMD até semana passada e pediu as contas da empresa durante as férias, apenas para passar a exercer a mesma função na maior rival da gigante dos chips.

Koduri foi uma das molas propulsoras que impulsionou os avanços da AMD no campo das GPUs e encarou de frente o desafio de enfrentar a Nvidia no disputadíssimo mercado das placas de vídeo de alto desempenho. A partir do começo de Dezembro, ele será o Vice-Presidente da recém-criada divisão Core and Visual Computing da Intel, sinalizando que a empresa pode estar prestes a abrir um novo e acirrado campo de de batalha com a AMD com GPUs de elite.

As duas empresas anunciaram recentemente que estão colaborando em um projeto em notebooks ultrafinos, com a AMD fornecendo o núcleo gráfico do processador da Intel. Com o anúncio da troca de time de Koduri, parece claro que a Intel tinha um plano alternativo em mente e que essa aliança entre as rivais tem prazo para acabar.

A AMD já se manifestou sobre a contratação, que levanta sérios questionamentos sobre tráfico de segredos industriais. As duas fabricantes de chips atravessaram os anos 90 com acusações mútuas de furto de tecnologia e em um comunicado oficial, a AMD mostra que não esqueceu o passado: “temos uma equipe gráfica muito forte e continuaremos nosso foco na construção de excelentes produtos. Nós também temos tecnologias gráficas de ponta e propriedades intelectuais e, se necessário, as defenderemos vigorosamente”.

Para a Intel, “Raja é um dos mais experientes, inovadores e respeitados visionários de arquitetura de sistemas e gráficos na indústria e o último exemplo de talento técnico superior a se juntar à Intel. Nós temos planos empolgantes de expandir de forma agressiva nossas capacidades de computação e gráficos e construir nossa base de propriedades intelectuais  largamente diferenciada e ampla”.