Categorias

Extensão Hola vende conexão de internet dos usuários para ataques DDoS

Hola, um dos serviços online mais populares para desbloqueio de conteúdos censurados em alguns países, vem transformando seus usuários em um botnet gigante e ninguém sabia até agora.

O software, que está disponível como plugin para Chrome no desktop e dispositivos móveis, vem discretamente vendendo a conexão de internet de seus usuários através de um site separado, permitindo que qualquer pessoa compre o tráfego em massa e redirecione-o para outro local como um ataque de negação de serviço (DDoS).

A questão veio à tona depois de um moderador do fórum 8chan informar que o site havia sido alvo de vários ataques de negação de serviço através da rede do Hola. Diversos técnicos analisaram o site e descobriram o esquema.

hola-confirma-esquema-de-botnet

“Eles basicamente tem uma enorme botnet de 9 milhões de IPs em suas mãos, e eles começaram a vender o acesso a esta botnet”, diz uma nota no 8Chan.

Mas como o Hola consegue fazer isso? O serviço não fornece a sua própria banda larga ou servidores, então simplesmente redireciona a de seus usuários.

Segundo a FAQ do site, você pode optar por não ser parte do problema. Mas isso vai custar US$ 5 por mês.

Enquanto a situação vem como uma surpresa para muitos, o Hola diz que nunca tentou esconder os métodos que utiliza para oferecer um serviço gratuito: Seu fundador, Ofer Vilenski, disse que o site “sempre deixou claro” como seu modelo de negócio funciona, confirmando a notícia.

“Nós explicamos os aspectos técnicos disso em nosso FAQ e sempre anunciamos […] a capacidade de pagamento para uso não-comercial”, diz Vilenski.