Categorias

Facebook cria ferramenta que facilita o crowdsourcing

Mark Zuckerberg é um dos maiores contribuintes de campanhas e projetos de solidariedade do mundo. E agora ele quer que o Facebook facilite a arrecadação de doações para ONGs.

A partir de agora, fundações de caridade sem fins lucrativos poderão iniciar campanhas diretamente de suas Páginas na rede social e os usuários poderão participar através do botão Doar.

De acordo com o anúncio oficial, “as pessoas serão capazes de doar em apenas alguns toques e compartilhar suas doações com os amigos. Todas as postagens compartilhadas irão incluir o botão Doar, tornando mais fácil para qualquer um que visualizar doar também”. As doações são processadas eletronicamente, através do PayPal, cartão de crédito ou mesmo cartão de débito.

Ao clicar no botão na página, é exibida uma caixa com instruções, valores sugeridos e para que se destina a arrecadação:

doacao

No momento, apenas três organizações participam da nova funcionalidade do Facebook: Mercy Corps, National MS Society e a World Wildlife Fund.. A meta é atingir um total de 37 entidades nessa primeira fase experimental do recurso.

Quem tiver uma instituição sem fins lucrativos e quiser se candidatar à ferramenta, pode se inscrever na página oficial, mas, por enquanto, o sistema é restrito para organizações com sede nos Estados Unidos. Fontes próximas ao Facebook garantem que a rede social deve ampliar a oferta para outros países a partir do ano que vem.