Categorias

Facebook está testando ferramenta contra impostores

Os impostores e as contas falsas podem estar com os dias contados no Facebook: a rede social está testando uma ferramenta que detecta esse tipo de atividade.

Ao identificar que outra conta foi aberta com a mesma foto ou o mesmo nome de uma conta já existente, o dono da conta original será notificado sobre o incidente.

O processo de reconhecimento de possíveis impostores é automatizado. Cabe ao usuário original avaliar se a nova conta é mesmo uma tentativa de fraude ou não, e reportar a conta falsa manualmente para o Facebook, onde o caso será analisado por uma equipe de administradores que irão tomar as devidas providências.

Os termos de uso proíbem esse tipo de comportamento, mas ainda assim ele vem sendo utilizado para causar transtornos, cyberbullying e até mesmo assédio aos membros da rede social.

De acordo com Antigone Davis, Chefe de Proteção Global do Facebook, essa questão é “um ponto real de preocupação para algumas mulheres em certas regiões do mundo onde impostores podem ter uma determinada ramificação cultural ou social”. A iniciativa faz parte de um esforço mundial do Facebook para promover um ambiente mais saudável para o público feminino dentro da rede. A empresa está organizando mesas-redondas com ativistas, ONGs e usuários para debater temas como privacidade e segurança.

A nova ferramenta já está ativa em 75% das contas de usuários do Facebook e a empresa planeja ampliar essa disponibilidade em breve.