Categorias

Facebook Messenger ganha criptografia de ponta a ponta

Depois do WhatsApp, agora é a vez do Facebook Messenger ganhar criptografia de ponta a ponta.

A novidade foi anunciada hoje pela rede social e irá tornar conversações totalmente privadas, sem interferência de chatbots ou do próprio Facebook, mas também secretas para autoridades e governos.

“Nós queríamos tornar o Messenger sua plataforma primária de mensagens e enquanto nós atualmente já estávamos utilizando um bocado de segurança para garantir que suas mensagens estavam seguras e confidenciais, nós sentimos que precisávamos dar um passo extra com esse novo modo”, declarou David Marcus, Vice-Presidente do Facebook para aplicativos de mensagens.

Por enquanto, o recurso de conversações secretas está limitado a um número seleto de usuários em fase de teste. Além da criptografia, que impede que terceiros façam escuta ou registrem o conteúdo das mensagens durante o envio e a recepção, o Facebook Messenger também irá habilitar um contador de tempo para que as mensagens trocadas dessa forma sejam completamente apagadas de todos os dispositivos que participaram da conversação após um determinado período.

Ao contrário do que acontece no Telegram, seu principal rival no mercado de mensagens, o recurso de conversações secretas não estará habilitado por padrão no Facebook Messenger. A princípio, esse novo modo de privacidade também será exclusivo do aplicativo móvel, seja Android ou iOS, e não estará disponível para Messenger.com, para o aplicativo de desktop ou para a caixa de conversação do Facebook.

David Marcus explicou essas decisões: “a realidade é que você provavelmente não irá precisar de encriptação de ponta a ponta para todas as conversações que você tem. Tipo se você está acompanhando o jogo da Eurocopa 2016 e está papeando – então, as pessoas estão apenas se divertindo e estão enviando stickers e fazendo todas essas coisas onde você deseja ter acesso a todas as funcionalidades (…) por que você precisaria de encriptação de ponta a ponta?”.

E explica os momentos em que a funcionalidade pode ser bastante útil: “é aquela camada extra que você quer para aquelas conversações especiais onde você envia um número de Seguro Social (o equivalente ao RG ou CPF nos Estados Unidos), um nome de usuário ou uma senha, está conferindo uma informação de conta para um pagamento, dados médicos de algum tipo. Para esse tipo de situações, você quer ter um pouco mais de tranquilidade”.