Categorias

Facebook oferece acesso gratuito a informações sobre direitos das mulheres na África

O Facebook e um novo aplicativo da organização Internet.org está dando acesso gratuito à Internet para mulheres na Zâmbia poderem acessar recursos de direitos femininos como MAMA (Aliança Móvel da Ação Materna, em português), WRAPP (aplicativo de direitos das mulheres), e Facts for Life, da UNICEF .

O Facebook trabalhou com a operadora Airtel, da Zâmbia e governos locais para identificar a necessidade desses recursos e os criou junto do Internet.org. Mas, conforme o aplicativo for lançado em mais países ao redor do mundo, a rede social pode causar tensão em lugares com regimes que historicamente não oferecem muito apoio a mulheres.

mama-internet-org

“‘O acesso das mulheres à tecnologia – e sua capacidade de usá-la para moldar e conduzir mudanças em suas comunidades – é fundamental para a igualdade de gênero”, diz a presidente e CEO do Fundo Global para a Mulher, Musimbi Kanyoro.

“Esta tecnologia vai dar voz a milhões de pessoas, incluindo as mulheres na Zâmbia, na África e no mundo todo, e capacitá-las para compartilhar ideias, estimular a inovação e construir sociedades mais inclusivas e democráticas”, disse Kanyoro

O aplicativo do Internet.org foi lançado nesta semana na Zâmbia, o seu primeiro país, como um aplicativo Android autônomo, uma aba na aplicação do Facebook e como um site móvel disponível em telefones mais baratos. Ele dá acesso a um conjunto limitado de serviços de Internet gratuitamente, incluindo Facebook, Wikipedia e Google, bem como informações locais sobre o clima, empregos, o governo e os direitos humanos.