Categorias

Facebook pode incluir serviço de pagamento móvel

Usuários da rede social tendem a se sentir menos felizes
Rede social vai testar recurso de pagamentos através do aplicativo mobile

Segundo o site AllThingsD, o Facebook deve implementar em breve um sistema para pagamento através de aplicativos móveis de e-commerce. A rede social vai oferecer aos compradores uma forma de pagar suas compras através de suas credenciais na rede, de forma similar ao que é feito com o PayPal. De acordo com o site, o projeto piloto deverá ser lançado em setembro, e poderá ser utilizado na loja masculina JackThreads.

Os usuários que já tiverem seus dados de cartão de créditos atrelados à conta do Facebook, utilizados para comprar Créditos ou enviar Facebook Gifts, poderão utilizar estes mesmos dados armazenados para realizar compras no mundo real, sem a necessidade de reinserir esses dados em um outro aplicativo. Basicamente, será um concorrente direto do PayPal para o mercado mobile.

De forma similar ao que faz com alguns novos recursos, o Facebook aparentemente prefere lançar, silenciosa e gradualmente, um teste de como as coisas irão funcionar, para então oferecer uma boa gama de parceiros. Existem razões para ser cético com esse tipo de esforço: o Facebook possui os dados de cartão de crédito de apenas uma pequena parte de seus usuários, e as pessoas não estão muito dispostas a confiar seus dados de cartões ao Facebook ou a outras redes sociais.

O fato de o Facebook tentar entrar nesse tipo de mercado não é surpreendente, dados os esforços realizados através do Facebook Gifts e as compras virtuais realizadas para games da rede social, que mostram um claro desejo por parte do Facebook de não apenas facilitar o e-commerce, mas também de adicionar informações resultantes dessas transações para sua busca social.