Categorias

Facebook pode ser retirado do ar no Brasil, caso não remova comentários postados por uma modelo

Rede social pode ser retirada do ar, caso descumpra determinação judicial
Rede social pode ser retirada do ar no país, caso descumpra determinação judicial

A Justiça de São Paulo determinou que o Facebook retire do ar alguns comentários postados pela modelo Luize Altenhofen, sob pena de que a rede social seja retirada do ar, caso descumpra a medida. A decisão foi do juiz Régis Rodrigues Bonvicino, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiros, que impôs ontem o prazo de 24 horas para a exclusão das mensagens.

Ele já tinha determinado a exclusão do conteúdo, mas a ordem não foi cumprida, sob a alegação de que o escritório brasileiro da rede social não possui autonomia para realizar essa ação. O juiz disse que é “uma desconsideração afrontosa à soberania brasileira, agravada pela notória espionagem estatal, oficial do governo americano. Se o Facebook opera no Brasil, está sujeito às leis brasileiras”.

– Ao desobedecer uma ordem judicial, afronta o sistema legal de todo um país. E o Facebook não é um país soberano superior ao Brasil – afirmou Bonvicino.

A assessoria de imprensa do Facebook no Brasil disse que a rede social não recebeu a URL do conteúdo envolvido no processo.

– O Facebook tem por política cumprir ordens judiciais para bloqueio de conteúdo desde que tenha a especificação do conteúdo considerado ilegal – afirmou a assessoria.

O caso

O dentista Eudes Gondim Jr. entrou com a ação, acusando a modelo Luize Altenhofen de chamá-lo de “monstro”, “estúpido” e “assassino” pela rede social. Em janeiro, o dentista teria atingido o cachorro de Luize com uma barra de ferro, e alegou ter tomado a atitude para se defender.

– Um cão da raça Pitbull pertencente a uma moradora da minha rua, escapou de casa pela enésima vez e adentrou no quintal de minha residência. Sem pensar duas vezes, agindo em legítima defesa e em defesa do meu filho de 5 anos, desferi alguns golpes no tal cão – escreveu o dentista em um post no Facebook, na época do ocorrido.