Categorias

Facebook testa publicidade no Messenger

O Facebook começou uma série de testes para a distribuição de anúncios publicitários dentro do aplicativo Messenger.

Por enquanto, apenas alguns poucos usuários na Austrália e na Tailândia estão visualizando os banners, mas é apenas questão de tempo para que a empresa implemente o conceito em escala global.

Os anúncios são bastante parecidos com o formato já adotado em outras posições do Facebook, incluindo uma pequena imagem, link e texto. A propaganda irá aparecer na tela inicial do aplicativo, logo abaixo das conversações mais recentes do usuário e da listagem de favoritos. O espaço destinado à publicidade acaba ocupando um espaço significativo na interface outrora elegante do Messenger, mas, aparentemente, esse é um caminho sem volta.

facebook-messenger-ads

O Facebook reiterou sua promessa anterior de não exibir publicidade no meio das conversas de seus usuários, mas comemorou o novo espaço reservado para anúncios: “negócios vem a longo tempo nos contando que eles estão muito empolgados a respeito do potencial da plataforma Messenger para alcançar seus consumidores e ajudá-los a impulsionar vendas, construir percepção de marca e ampliar a satisfação do cliente” afirmou o Gerente de Produto Eddie Zhan.

Ao contrário de banners convencionais de internet, os links das propagandas não irão encaminhar apenas para páginas na web. Assim como já acontece nos botões de ação de Páginas do Facebook, o link poderá levar o usuário a iniciar uma conversação, cadastrar um email, visualizar um vídeo e outras ações similares.