Categorias

Facebook versus Orkut: compare os recursos de cada rede

Facebook já tem mais de 1mi de usuários no Brasil
No início de julho, a rede social Facebook superou a marca de um milhão de usuários no Brasil, segundo dados do blog Inside Facebook, em um comparativo com a rede social dominante no País, o Orkut, com 20 milhões de usuários.

O maior crescimento do Facebook no Brasil e também na Índia foi registrado nos últimos 60 dias – sendo que, só em maio, o número de usuários brasileiros desta rede social quase dobrou.

Entenda como funciona cada rede social e compare seus recursos, da interface às configurações de privacidade.

Interface
O layout da rede social deixa a critério do usuário o que ele quer visualizar na página inicial de seu perfil. É possível ver o chamado “feed de notícias”, que agrega todo tipo de atualização dos amigos. Se quiser, você pode visualizar somente as atualizações relacionadas a fotos, status pessoal, links ou páginas.

A maioria dos links para organizar o perfil ficam à direita – as solicitações são separadas por categorias, como amizade, grupos e eventos. O Facebook também sugere amigos de acordo com os contatos do usuário e destaca conteúdos interessantes da rede de contatos. Os lembretes de aniversário são enviados por e-mail se o usuário selecionar a opção na área de configurações.

A página inicial do Orkut mostra algumas de suas principais funções, como links para fotos, vídeos, depoimentos, uma lista com os próximos aniversários dos amigos – com a opção ativada – e um feed (agregador) com as atualizações dos contatos. Os recursos fotos e vídeos podem ser desativados da exibição, assim como o feed.

Para os fãs de interações com os amigos e até quem deseja apenas jogar games por meio de redes sociais, o Orkut ainda carece de opções em aplicativos – em variedade e eficiência. Os desenvolvedores usam a plataforma OpenSocial para criar as aplicações compatíveis.

Quem gosta de usar a rede social para mostrar o que sente, pode fazê-lo no Orkut pelo status, mas ainda de forma simples, com uma frase e um emoticon estático. É possível definir a reputação dos amigos – sexy, legal e confiável -, além de virar fã de alguém.

Destaques
O forte do Facebook está nos aplicativos – hoje a rede social tem mais de 52 mil – que se popularizam especialmente entre os adeptos de games, como lutas de zumbis ou pôquer, que podem interagir com os amigos pela rede social. Outros ajudam a integrar outras contas, como Twitter ou Flickr, ao perfil, enquanto outros aplicativos são da linha ‘inúteis’ – guerra de travesseiros ou envio de cervejas.

O famoso ‘status’ do Facebook, que define o humor, um pensamento ou algo que o usuário está fazendo, oferece a possibilidade de anexar foto, vídeo e ações como abraços – esta última de acordo com os aplicativos que o usuário instalou em seu perfil.

Com o sistema Facebook Connect, lançado no final de 2008, é possível se conectar automaticamente à rede por meio de outros sites – Google, Yahoo!, MySpace e OpenID – sistema que permite a portabilidade de dados em redes sociais – grupo que centraliza entre outros. Por meio da integração com os sites parceiros, a plataforma permite que o internauta – usando seu login e senha – saiba o que seus contatos e amigos estão fazendo em outros sites e redes sociais.

O forte do Orkut são as comunidades – que podem ser criadas caso você tenha uma ideia para tal. É comum visitar perfis em que um usuário é adepto a centenas e até milhares delas, cujos temas vão desde homenagens a músicos e poetas até frases populares como “Odeio segunda-feira”. Nas relacionadas a viagens, por exemplo, os participantes trocam experiências e dão dicas de passeios.

O bate-papo do Orkut é conectado ao Gmail – ou seja, na página da rede social é possível saber quem está usando o webmail. É possível configurar quem está autorizado a conversar.

No Orkut, todos os usuários podem salvar seus contatos em um arquivo no formato CSV (do inglês comma separated values), que é compatível com planilhas como o Excel, para que o usuários grave seus contatos no desktop.

Privacidade
Nas configurações de privacidade, a restrição de acesso ao conteúdo da página é extensa. Os critérios são permitir que redes e amigos do usuário vejam as informações, ou apenas amigos e até amigos de amigos. No perfil, é permitido restringir quem vê apenas informações básicas e quem vê cada tópico – de formação profissional a fotos.

O Facebook cria um perfil público do usuário, que pode ser desativado para que ele não seja encontrado em mecanismos de buscas. Para a pesquisa dentro da rede, são abertas opções para restrição de dados a serem mostrados na versão resumida do perfil.

No Orkut, o feed das atualizações pode ser desativado – ele deixa de ser exibido nos perfis dos amigos -, e dina é possível esconder suas visitas às páginas visitadas de outros perfis ou evitar que amigos marquem pessoas em comum nas fotos de seus álbuns.

Também é possível restringir quem solicitará a amizade e o acesso ao conteúdo do perfil – recados, álbuns de fotos, vídeos e outros podem ser vistos apenas por amigos, amigos de amigos ou por todos. Para quem não deseja receber notificações por e-mail de todos os contatos, basta separá-los por grupos e classificar de quais deseja receber mensagens.

Por segurança, a rede social pergunta se o usuário tem certeza antes de abrir um link enviado por um amigo pela página de recados.

Com informações de IDG Now.