Categorias

Fãs criam versão jogável de The Legend of Zelda para navegadores

Uma dupla de fãs do The Legend of Zelda original de 1986 conseguiram recriar o jogo para navegadores com gráficos 3D usando a tecnologia do WebGL.

A recriação é obra do programador Scott Lininger e seu amigo, o artista Mike Magee, e pode ser jogada agora mesmo em zelda30tribute.com.

O clássico dos tempos do NES completa trinta anos esse ano e a data especial levou a dupla a criar uma forma de apresentar o título para uma nova geração de jogadores e ao mesmo tempo matar a saudade dos fãs mais nostálgicos. The Legend of Zelda deixou sua marca em Lininger e Magee, que afirmam que o jogo preencheu suas infâncias.

zelda

A Nintendo costuma ser imprevisível sobre esse tipo de tributo e pode ou não permitir o uso dos direitos autorais do jogo que iniciou a franquia de sucesso. Por enquanto, o projeto de fãs está funcionando com código-aberto, usando o WebGL para renderizar os gráficos tanto em desktops quanto dispositivos móveis usando voxels.

Apesar de dispensar o uso de plugins para criar os gráficos, o jogo ainda se apoia no uso do Flash para recriar os efeitos sonoros e sua trilha. A dupla criadora também admite que o projeto está inacabado, com muitas das masmorras do jogo original ainda em fase de desenvolvimento.