Categorias

FBI pode ter pago mais de um milhão de dólares para hackear iPhone

“Mais do que eu vou ganhar no cargo”, revelou o diretor do FBI James Comey quando perguntado sobre o valor pago pela agência para quebrar a segurança do iPhone do caso San Bernardino.

Considerando que Comey ainda tem mais 7 anos e 4 meses à frente do FBI e com base no seu salário atual, a agência de notícias Reuters calculou quanto custou a brincadeira aos cofres públicos americanos: mais de 1,3 milhão de dólares.

Comey fez a triste revelação durante um fórum de segurança em Aspen, nos Estados Unidos. Apesar de ser uma soma que pode ser considerada alta comparada com o faturamento de um diretor de uma agência tão importante ou mesmo uma soma alta demais para uma investigação que acabou não dando resultados, é válido lembrar que o orçamento previsto do FBI para crimes cibernéticos é de mais de 500 milhões de dólares para 2017. Perto desse total, um milhão para tentar resolver um atentado terrorista é quase nada.

A identidade do beneficiário do pagamento permanece em sigilo. Apesar de rumores terem apontado no passado o envolvimento de uma firma israelense de segurança, indícios mais recentes descartaram essa possibilidade.

Ainda que o valor pago seja maior do que tudo que ainda irá receber do FBI nos próximos 7 anos, Cormey completou sua resposta afirmando que “valeu a pena, em minha opinião”. Contrariando informações anteriores, o diretor da agência americana de investigações afirmou que o programa usado para quebrar a trava do iPhone 5C do terrorista de San Bernardino poderá sim ser utilizado em outros casos envolvendo o mesmo modelo e o iOS 9.