Categorias

FBI promete ajudar outras agências governamentais a desbloquear iPhones

O mundo dá voltas e agora é o FBI que promete ajuda outras agências governamentais que precisam acessar o conteúdo de iPhones bloqueados.

Em um memorando enviado a outros órgãos da lei locais, o FBI se comprometeu a auxiliar investigações que estejam paradas por causa de informações armazenadas em dispositivos da Apple.

Até o final de Março, era o FBI que enfrentava esse dilema no caso do iPhone 5C do atentado terrorista de San Bernardino. Depois de quase levar a Apple aos tribunais para conseguir acesso ao aparelho bloqueado por senha, a agência americana conseguiu na última hora quebrar a segurança do smartphone com o auxílio de um parceiro estrangeiro ainda não identificado e utilizando um método que tampouco foi revelado.

Agora, o FBI estende a mão a outros órgãos da lei: “por favor saiba que nós iremos continuar a fazer de tudo que pudermos para ajudá-lo de forma consistente com nossas restrições legais. Você tem o nosso compromisso de que iremos manter um diálogo aberto com você. Nós estamos nisso juntos”, afirma o memorando enviado para outras agências.

O memorando foi vazado para o site BuzzFeed e outros veículos de imprensa. Oficialmente, o FBI não comentou sobre o conteúdo da mensagem. Mas no texto, a agência afirma que usará “qualquer ferramenta” necessária para ajudar investigações em dispositivos bloqueados.

A nova polêmica envolve a questão se o FBI deveria ou não compartilhar com a Apple o método encontrado para burlar a segurança de um iPhone bloqueado. De acordo com o grupo Fight for the Future, que defende o uso consciente de novas tecnologias, “se eles realmente se importam com a segurança pública, eles deveriam revelar a vulnerabilidade que eles utilizaram para a Apple para evitar que criminosos, hackers e terroristas explorem a mesma falha de segurança e a usem para fazer danos”.