O Festival de Cinema Mudo de Toronto, que acontece no Canadá anualmente, decidiu mudar um pouco as coisas e uniu o antigo ao mais moderno: cenas de três filmes mudos foram dividas em fotos e postadas no perfil do Festival no Instagram.
Se a Timeline for rolada rapidamente no modo de visualização slideshow, é criada a impressão de que as imagens estão em movimento. Entre os filmes recriados com o “efeito”, estão alguns clássicos da década de 20: Sunrise: A Song of Two Humans, feito em 1927, Tumbleweeds, de 1925, e o curta Super-Hooper-Dyne Lizzies, dirigido po Del Lord em 1925.
A iniciativa foi feita pela agência Cossete e, para a empresa, combinar o Instagram e o cinema mudo pode reviver filmes esquecidos e também colocar o festival em evidência. A agência ainda comparou a inovação do site de efeitos para fotos e a criação de filmes mudos: é perfeitamente cabível usar uma tecnologia como o Instagram para promover a técnica do cinema mudo que, em sua época, no início do século XX, foi tão inovador quanto as plataformas digitais de hoje, explicou.
O Festival de Cinema Mudo lançou um trailer mostrando um pouco de como é criado o “efeito” com o Instagram. Confira: