Categorias

Firefox 3.1 terá modo de navegação privada

Private Browsing será a resposta aos rivais
A Mozilla respondeu aos rivais Google e Microsoft com um modo de navegação privativa no Firefox, que deverá estar presente no Firefox 3.1, de acordo com notas publicadas em seu site.

O modo de privacidade online limita ou elimina totalmente vestígios de navegação no browser do usuário, como cookies e histórico ao final da sessão de uso.

Em nota durante o encontro de atualização sobre o desenvolvimento do Firefox 3.1, a Mozilla afirmou que o Private Browsing Mode havia sido implementado e que teve bugs funcionais corrigidos.

No Bugzilla, sistema de rastreamento de bugs da Mozilla, o desenvolvedor chefe Mike Connor detalhou as funcionalidades que o modo terá no Firefox 3.1.

“(O modo deve) garantir que usuários não serão registrados quando fazendo algo ‘privativo'”, afirmou Connor em e-mail para outros desenvolvedores da Mozilla.

A descrição mais detalhada dá conta que modo deletará todos os cookies, não registrará sites visitados, não completará ou salvará senhas e removerá todos os downloads feitos durante a sessão.

Tanto o Chrome, do Google, como o Internet Explorer 8, da Microsoft, incluem opções de privacidade. O Safari, da Apple, também conta com ferramentas que resultam em efeito similar.

Connor estava convencido que o novo modo estará pronto em tempo para entrar no Firefox 3.1, cujo código será congelado no último dia do mês.

Como muitas das funções do Firefox 3.1, o modo privativo estava originalmente planejado para o Firefox 3.0. A ferramenta foi deixada de lado, porém, depois dos problemas enfrentados nos meses de desenvolvimento do browser.

Com informações de IDG Now!.