Categorias

Firefox 3.5 ultrapassa Chrome na preferência dos usuários

Firefox já possui mais de 2% dos usuários da web
A versão 3.5 do navegador Firefox, que atingiu 5 milhões de downloads logo em seu dia de estréia, pode comemorar mais uma marca: ela acaba de ultrapassar seu concorrente Chrome, da Google, em preferência de mercado, e já possui mais de 2% dos usuários de internet.

Apesar da marca otimista, as comemorações da Mozilla param por aí. Segundo o site TG Daily o Firefox já não consegue mais aliciar novos usuários com a mesma velocidade e força que conseguia em versões anteriores.

Dados da Net Applications revelam que o navegador (somando todas as versões) possuía 22.44% do mercado há três meses, 22.27% nos últimos dois meses e 22.17% em um semestre inteiro. Atualmente, possui uma fatia de 22.14% de gosto entre os usuários. A pesquisa também informa que o Safari e o Chrome são os navegadores mais ativos no ganho de público.

Mas ele não está sozinho. O Internet Explorer também sofreu uma queda, ainda que comparativamente menor. O navegador, que possuía 68.15% no final de 2008, registrou 65.64% em junho deste ano. O site Tech Blorge lembra que a Microsoft está investindo pesadamente em marketing para manter seu mercado e poder alcançar novos números. Apesar da queda, o IE tem sua parte do mercado ainda muito maior e mais estável do que os outros navegadores.

Porém, o fato de o Firefox ter ultrapassado o Chrome não significa necessariamente algo ruim para a Google. Apesar da concorrência, o ganho de número de usuários em ambos os navegadores mostra uma união de browsers na guerra contra um inimigo comum. Segundo opinião expressa pelo site ChannelWeb, todo esforço é válido para arrancar usuários do Internet Explorer.

Com informações de www.geek.com.br.