Categorias

Firefox 56 chega com novidades e beta do Firefox 57 promete muita velocidade

A Fundação Mozilla disponibilizou hoje o Firefox 56, a última versão do navegador antes da grande mudança prometida pela entidade para esse ano.

A nova versão oficial traz algumas novidades para o mercado de navegadores e incorpora pelo menos uma funcionalidade de seu laboratório de testes, mas quem quiser experimentar o futuro do Firefox já pode baixar o beta do aguardado Firefox 57.

O Firefox 56 pode ser obtido automaticamente através do navegador atual ou baixado diretamente do site oficial. A versão para Android foi lançada simultaneamente e já está sendo distribuída progressivamente para os dispositivos móveis. Porém, quem espera muitas novidades no navegador ainda vai precisar esperar pela próxima versão, uma vez que o Firefox 56 não chega com nada revolucionário.

Para quem precisa fazer capturas de tela constantemente na web, o próprio navegador incorporou agora o recurso Firefox Screenshots, que pretende facilitar essa tarefa. A funcionalidade estava em fase experimental no Test Pilot e, de acordo com a Mozilla, era a novidade mais testada pelos usuários desde a criação da iniciativa. Confira seu funcionamento:

Outro recurso novo adicionado ao Firefox 56 é o “enviar aba para dispositivos”, uma funcionalidade discreta que aparece quando se clica com o botão direito do mouse em uma determinada aba e permite enviar o endereço para qualquer outro dispositivo ou desktop conectado com a mesma conta Firefox.

Por último, a terceira grande novidade do Firefox 56 é a possibilidade de preenchimento automático de endereços em campos de formulário, mas o recurso está disponível somente para usuários nos Estados Unidos e na versão para desktop.

Além disso, a versão mais recente do navegador corrige uma série de pequenos bugs e implementa melhorias de performance em seu motor. Sem muito alarde, o Firefox 56 também quebra uma das maiores irritações recentes da web: a execução automática de áudio ou vídeo. A partir de agora, abas que não estão em foco não iniciarão automaticamente a reprodução de mídia.

Mas a grande promessa da Mozilla continua sendo o Firefox 57, a partir de agora batizado de Firefox Quantum. O novo navegador muda completamente seu motor, prometendo uma performance muito mais veloz que a concorrência. Quem quiser experimentar como será essa alardeada revolução, já pode baixar a versão Beta. Ou pode conferir o vídeo lançado pela Mozilla, que alfineta seu maior rival, o Google Chrome e compara o funcionamento de ambos:

A previsão da Mozilla é que o Firefox Quantum seja 2 vezes mais rápido que o Firefox de um ano atrás e consuma 30% menos recurso de memória que o Chrome, além de trazer um visual novo. O Firefox 57, ou Quantum, começará a ser distribuído para todos os usuários a partir do dia 14 de Novembro.