Categorias

Focar somente em volume de dados não é solução, diz Gartner

Gartner
O termo ‘Big Data’ é usado na computação em nuvem para se referir ao crescimento exponencial da disponibilidade e à prospecção do uso da informação nos próximos anos. Um estudo da consultoria Gartner divulgado nesta segunda-feira diz que o foco somente no alto volume de informações não é o melhor caminho para o setor de TI vencer o desafio do ‘Big Data’.

De acordo com a consultoria, esse tipo de estratégia – muito popular no mercado – somente empurra com a barriga vários problemas para o futuro e exclui vários fatores do gerenciamento da informação.

Segundo a Gartner, muitos executivos tendem a focar somente em volume quando estão perdendo o controle de acesso e de qualificação dos dados ao mesmo tempo. O estudo alerta que um foco muito estreito resulta em um massivo reinvestimento em dois ou três anos para resolver outras dimensões do ‘Big Data’.

As disciplinas do gerenciamento da informação de hoje e as tecnologia não estão simplesmente abertas para serem lidadas com toda essas dinâmicas. Os gerentes devem fundamentalmente repensar a sua abordagem aos dados planejando para todas as dimensões do gerenciamento da informação“, disse Mark Beyer, vice-presidente de pesquisa da Gartner, em comunicado à imprensa.

A demanda das empresas por acesso a vastos recursos de ‘big data’ dá aos gerentes de informação uma oportunidade para alterar a forma com um empreendimento usa a informação. Os líderes da TI devem educar as empresas para ter certeza do grau de controle e de que montante de dados não se torne um caos“, completou Beyer.

O volume de informação está crescendo anualmente a uma taxa de mínima de 59%. O volume, segundo os analistas da Gartner, seria o principal desafio junto com o aprimoramente da velocidade e da variedade.

Quando citam a variedade, os analistas se referem a diferentes formas de dados que precisam da TI como hierárquicas, métricas, vídeos, textos, transações financeiras, imagens estáticas, bancos de dados, etc.

A habilidades para administrar dados extremos será uma competência essencial para as companhias que crescentemente usam diferentes novas formas de informação“, resumiu Yvonne Genovese, analista da Gartnet.

Cloud computing? Entenda o que é essa tal de ‘nuvem’
A Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, está se tornando cada vez mais falada e mais usada. Mas você sabe mesmo o que é este tipo de computação que promete alterar totalmente a forma como trabalhamos no computador e na internet? E nossos dados, estarão seguros nesta nuvem? Será que existe algum perigo de que percamos nossas informações e arquivos? Quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar dessa forma? Muitas são as perguntas, e a respostas vão surgindo com o tempo. Algumas já existem, então, vamos a elas. Clique aqui e descubra o que é essa tal de nuvem, e alguns exemplos de Cloud Computing que estão por aí.

Com informações de Terra.