Encontro ocorre de 12 a 15 de novembro, e promoverá o uso de línguas minoritárias. Maior polêmica do debate é o uso do inglês como idioma dominante no mundo digital.
A promoção do uso de línguas minoritárias será um dos principais temas do Fórum Mundial de Governabilidade da Internet (FGI), evento patrocinado pela ONU e que será realizado no Rio de Janeiro de 12 a 15 de novembro.
O FGI voltará a debater uma das questões mais polêmicas apresentadas no Fórum de Atenas, realizado em 2006: a preponderância do inglês em detrimento de outras línguas.
Por quatro dias, especialistas tentarão buscar uma forma de promover o uso de línguas minoritárias, especialmente as que não são escritas com grafia latina, explicou em entrevista coletiva em Genebra o secretário-geral da ONU para Governabilidade na Internet, Nitin Desai.
Além disso, serão debatidas questões como a promoção do conteúdo local e a diversidade cultural, a segurança na internet e a luta contra crimes eletrônicos, além do acesso de grupos indígenas e de deficientes às novas tecnologias.
Desai também destacou a importância de se avançar a respeito de Atenas, onde já foram debatidas questões como acessibilidade, diversidade, transparência e segurança na internet. Por essa razão, serão estudados aspectos relacionados com a infra-estrutura e a gestão dos endereços IP (Protocolo da Internet), também com padrões técnicos.
“A do Rio é apenas a segunda reunião; pretendemos realizar mais cinco. Tentaremos solucionar as questões mais urgentes”, avaliou Hadil da Rocha Vianna, responsável pelo Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty.
Participarão do encontro cerca de duas mil pessoas de mais de 100 países, representando Governos, a sociedade civil, o setor privado e comunidades da internet.
Com informações de G1.