Enciclopédia on-line pretende conseguir 5% do mercado.
Colaboração entre usuários também poderia ajudar no sistema.
O projeto de colaboração responsável pela enciclopédia on-line Wikipedia planeja criar um serviço de busca capaz de concorrer contra o Google e o Yahoo!. Chamada de Wikia, a parte comercial da enciclopédia — que não tem fins lucrativos — quer conquistar participação de pelo menos 5% no mercado de buscas na internet.
“A idéia de que o Google tem alguma vantagem porque eles dispõem de cientistas de primeira qualidade talvez tenha se tornado um pouco antiga, agora”, afirmou disse Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, em entrevista coletiva, em Tóquio.
Descrevendo as duas empresas de internet como “caixas pretas” que se recusam a revelar como classificam os resultados de busca, Wales disse que tecnologia colaborativa de busca poderia transformar a estrutura de poder da web.
Wales, antigo operador de mercado futuro que se tornou um expoente da tecnologia livremente compartilhada, disse que os usuários poderiam trabalhar juntos para melhorar os serviços de busca da mesma forma que os usuários da Wikipedia alteram artigos na grande enciclopédia online. Segundo ele, o processo de melhora constante também poderia tornar a tecnologia de busca menos suscetível a spam.
Fundada em 2004 e contando agora com mais de 30 funcionários, a Wikia hospeda a publicação coletiva de sites sobre ampla gama de assuntos, de psicologia ao Muppet Show.
Ao contrário da Wikipedia, boa parte do conteúdo da Wikia se dirige a nichos de mercado -o que agrada muito a leitores obcecados com temas como os filmes Guerra nas Estrelas ou trens.
A Wikipedia tem no momento 1,7 milhão de verbetes em sua versão em inglês, de acordo com o site da enciclopédia. Embora Wales se tenha recusado a mencionar metas financeiras, ele disse que a empresa recebeu US$ 4 milhões em investimento de empresários, bem como “um investimento muito grande” da Amazon.
Com informações de G1.