Categorias

Fundador do Android quer construir robôs e já conta com a ajuda do Google

 Quando o fundador do Android, Andy Rubin, se afastou do sistema operacional móvel que ele ajudou a criar, rumores estavam sugerindo que ele iria prosseguir com seu amor por robôs reais. Agora, o The New York Times relata que esses rumores eram verdadeiros: o Google adquiriu sete empresas de robôs diferentes para uma nova iniciativa robótica secreta e colocou Rubin como chefe.

A inspiração aparentemente vem do próprio Rubin, que concedeu ao Times uma entrevista, mas não forneceu muitos detalhes sobre os planos do Google. Aparentemente, o grupo de robôs será criado separadamente do famoso laboratório Google X, que se tornou sinônimo dos mais loucos projetos de hardware da empresa. Atualmente, Rubin está contratando especialistas em robótica para o projeto e manterá escritórios nos EUA e no Japão.

Não está claro que tipo de robôs o grupo vai construir, mas várias das empresas envolvidas já tinham construído robôs humanoides e braços robóticos.

Rubin quer construir robôs
Rubin quer construir robôs

Para Rubin, o novo projeto é um retorno ao passado. De acordo com um perfil de rede social de 2007, Rubin começou como engenheiro de robôs na fabricante de lentes Carl Zeiss e teve uma breve passagem pela Apple como engenheiro de produção, antes de dedicar suas horas de trabalho para o desenvolvimento de computadores.

Até mesmo o nome do sistema operacional Android foi criado a partir de seu fascínio: colegas de trabalho de Rubin na Apple começaram a chamá-lo de Android por causa de seu amor por robôs e o nome acabou sendo adotado anos depois.

“Eu tenho uma história de fazer meus hobbies se tornarem uma carreira”, Rubin disse ao Times. “Este é o melhor emprego do mundo. Sendo um engenheiro, você começa a pensar sobre o que gostaria de construir para si mesmo”, finalizou.