Inteligência Artificial
Categorias

Fundador do Google afirma que as pessoas não devem ter medo dos robôs

Uma ameaça à Humanidade, como disseram Stephen Hawking e Elon Musk, ou elementos de um futuro promissor? Para um dos  fundadores do Google, os robôs não precisam ser temidos.

O ex-CEO do Google Eric Schmidt não vê sinais de perigo no avanço dos sistemas autônomos e das inteligências artificiais. Durante o evento Financial Times Innovate America, em New York, Schmidt declarou que é normal que as pessoas fiquem preocupados, mas que estes temores são “infundados”.

Para ele, todo processo evolutivo de tecnologia traz o receio de que pessoas possam perder seu mercado de trabalho. E citou o advento da automação na indústria têxtil, lembrando que todos nós estamos melhor com a mecanização do processo.

“Há muitas evidências de que quando os computadores apareceram, os salários subiram. Há muitas evidências de que pessoas que trabalham com computadores recebem melhores salários do que aquelas que não usam”, declarou o fundador do Google.

Eric Schmidt também esclareceu que as máquinas atuais ainda estão engatinhando no quesito aprendizado e são menos inteligentes do que as pessoas imaginam. Para exemplificar a afirmação, ele revelou um experimento de inteligência artificial do Google envolvendo uma rede neural sendo alimentada com 11 mil vídeos aleatórios do YouTube. O objetivo era descobrir o que ela poderia aprender por conta própria. De acordo com Schmidt, tudo o que a máquina conseguiu foi entender o conceito de “gato”.

O verdadeiro perigo, na visão de Schmidt estaria no sistema de ensino que não conseguiria acompanhar a evolução das tecnologias na mesma velocidade e não estaria preparando as pessoas para as competências necessárias para esta nova era.