Categorias

Game Boy original da Nintendo completou 25 anos

No dia 21 de abril de 1989, a Nintendo lançou oficialmente o primeiro Game Boy no Japão. O dispositivo era construído como um tijolo e tinha uma mistura de pixels pretos e cinza sobre um fundo verde. O console não era leve, esguio ou poderoso, mas foi o gatilho para uma nova cultura em torno de videogames e mudou a percepção de interatividade das pessoas.

O Game Boy não foi o primeiro dispositivo de jogos portátil, mas foi o primeiro a ser popular com uma audiência de massa. O nome era fácil de lembrar e o arranjo dos botões no controle lembrava o Nintendo Entertainment System (NES). O console portátil foi lançado com o jogo Super Mario Land.

gaming-classic-game-boy

A Nintendo chegou a refinar seu amado Game Boy e o transformou no pequeno Game Boy Pocket (1996) e no Game Boy Light (1998, apenas no Japão). Ambos usaram o sistema de origem da empresa com cartuchos: Os arquivos de salvar eram armazenados no jogo, ao invés do console – o que significava que era simples de atualizar e construir uma biblioteca de jogos eclética.

gaming-super-mario-land-2

O Game Boy Color entrou em cena em 1998. Apesar de Pokemon Red e Green já estarem disponíveis no Japão desde 1996, levou dois anos para a Nintendo finalmente levá-los aos EUA. O par era perfeito para a estréia do console por lá e criou outro fenômeno global.

O Game Boy Advance (2001), Game Boy Advance SP (2003) e Game Boy Micro (2005) foram os próximos modelos lançados. A Nintendo era inigualável no espaço portátil e rápida para anunciar novas cores e recursos sempre que a demanda começava a diminuir.

 gaming-original-nintendo-game-boy

A era Game Boy terminou quando a Nintendo revelou o DS em 2004.

Qual foi o seu primeiro Game Boy? Ao longo dos anos, que jogo que você gastou mais tempo jogando? Fala para nós nos comentários!