Categorias

General Motors investe meio bilhão de dólares em rival do Uber

O Lyft, um dos principais rivais do Uber nos Estados Unidos, anunciou nessa segunda-feira um aporte de meio bilhão de dólares da General Motors para pesquisa e desenvolvimento de carros inteligentes.

A parceria não vai se restringir apenas a um investimento financeiro da fabricante de automóveis, mas também compartilhamento de tecnologia e laboratórios para criar veículos capazes de se dirigirem sozinhos.

Segundo o presidente da GM, Dan Ammann, “há uma grande quantidade de mudanças no mundo da mobilidade, especialmente no ambiente urbano. Esse investimento é importante, mas mais importante é a aliança estratégica de longo prazo. Nós temos uma visão comum do futuro e do que o futuro deveria ser”.

gm-lyft
Da esquerda para a direita: Logan Green, chefe executivo do Lyft; Daniel Ammann, presidente da General Motors; e John Zimmer, presidente do Lyft

A GM entrou com metade do bilhão de dólares arrecadados pelo Lyft em sua mais recente rodada de investimentos. A partir de agora, a empresa está avaliada no mercado em 4,5 bilhões de dólares no mercado.

O primeiro passo da parceria entre o Lyft e a GM será a criação de uma rede de aluguéis de veículos através dos quais motoristas poderão licenciar carros para participar do serviço de caronas oferecido pelo aplicativo. Essa rede em um futuro indeterminado será transformada em um plataforma de uso para veículos autônomos. As duas empresas acreditam que os carros inteligentes se integrarão inicialmente à sociedade através de redes como essas e não pela propriedade individual.