Categorias

Google casa imagem com som ambiente

Além de mostrar o globo terrestre com efeitos visuais na tela do computador, o Google Earth em breve também terá recursos de som para oferecer aos usuários. Uma companhia da Califórnia, nos Estados Unidos, criou um software que pode colocar sons gravados relativos às locações no Google Earth.

De acordo com o site da “BBC”, a empresa, Wild Sanctuary, tem mais de 3.500 horas de áudio de todo o mundo. Ela está em processo de conversação com o Google, mas um acordo oficial ainda não foi feito. “Uma figura corresponde a mil palavras, mas um som pode descrever mil imagens”, disse o diretor da empresa, Bernie Krause.

Krause passou os últimos 40 anos colecionando sons, e suas gravações incluem mais de 15 mil barulhos animais e áudio de uma grande quantidade de localidades, incluindo cidades, desertos, montanhas e ambiente marinho. Segundo ele, é a maior biblioteca de sons naturais existente.

A idéia é que o usuário, ao aproximar uma imagem do Google Earth, tenha a opção de escutar o áudio que a acompanha. “Isso seria um adicional realmente benéfico”, disse Krause. Se o projeto tiver sucesso, ele gostaria que o programa também mostrasse como o som se modifica com o tempo. “As pessoas seriam capazes de ter um senso do antes e do depois.”

Com informações de G1.