Categorias

Google Chrome expõe senhas de usuários e recebe críticas

Quem usa o Google Chrome pode ter suas senhas acessadas por qualquer pessoa que use o mesmo navegador. Embora seja uma opção nativa e existente há muito tempo, a polêmica começou a ser divulgada na web e o Google agora está sendo criticado por manter a falha de segurança.

Ao acessar a página de configurações do navegador e clicar no link “Gerenciar senhas salvas” (ou entrar direto pelo comando chrome://settings/passwords), o usuário tem acesso a uma lista dos sites que armazenam senhas no Chrome, e ao clicar sobre a senha, é exibida a opção “Mostrar”, que revela os caracteres da senha usada em cada serviço.

Chrome permite que qualquer pessoa veja senhas armazenadas
Chrome permite que qualquer pessoa veja senhas armazenadas

O coordenador de segurança do Chrome, Justin Schuh, afirmou que não há motivo para que o navegador tenha uma maior proteção, pois isso apenas daria ao usuário uma falsa sensação de segurança, que o encorajaria a ter um comportamento mais arriscado na web.

“Nós queremos ser muito claros ao explicar que quando o usuário dá acesso a sua conta de usuário a alguém, essa pessoa pode ter acesso a tudo. Na verdade, é isso mesmo que ela consegue”, explicou Schuh.

Para muitos usuários, o problema está no Google não ser claro sobre essa opção, já outros profissionais da área apoiam Justin Schuh, explicando que a segurança realmente deve estar na senha de acesso ao computador e nas proteções que o usuário tem para que ele não seja invadido. O assunto chegou até o criador da World Wide Web, Tim Berners Lee, que disse estar decepcionado com a resposta da equipe do Chrome.