Categorias

Google criptografa centros de dados do Gmail para manter a NSA fora de sua caixa de entrada

O Google acaba de anunciar que a partir de agora, o Gmail está mais seguro do que nunca: A empresa está ativamente tentando impedir o governo norte-americano de espionar as atividades de e-mail dos usuários.

A gigante afirmou que o Gmail usará uma conexão HTTPS extra segura sempre que você verificar ou enviar uma mensagem, independentemente de onde o serviço esteja sendo acessado, seja de sua rede doméstica ou Wi-Fi público.

Como uma barreira adicional entre usuários e a NSA, o Google está fazendo uma outra mudança: toda mensagem de email única que você enviar ou receber pelo Gmail será criptografada enquanto se move internamente entre centros de dados da empresa. A ideia é derrotar uma estratégia popular da NSA de interceptar emails enquanto eles se movem entre servidores.

Gmail ganha reforço em sua segurança
Gmail ganha reforço em sua segurança

O Google disse que essa mudança tornou-se “uma prioridade após revelações do último verão”, feitas pelo ex-agente da NSA, Edward Snowden.

“A mudança de hoje significa que ninguém pode bisbilhotar suas mensagens enquanto elas vão e voltam entre você e os servidores do Gmail – não importa se você estiver usando Wi-Fi público ou o login do seu computador, celular ou tablet”, disse Nicolas Lidzborski, que lidera a divisão de engenharia de segurança do serviço.