Categorias

Twitter é bloqueado na Turquia

Na corrida para uma nova eleição, que tem visto as mídias sociais tornam-se um campo de batalha para organizações pró e anti-governo, a Turquia acaba de afirmar que estará bloqueando o acesso ao Twitter

O Hürriyet Daily News relata que o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan se comprometeu a eliminar o acesso ao serviço inteiramente após tweets serem publicados ligando-o a corrupção. “Nós agora temos uma ordem judicial. Vamos erradicar o Twitter”, disse Erdogan em um comício de campanha. “Eu não me importo com o que diz a comunidade internacional. Todo mundo vai testemunhar o poder da República Turca”.

O gabinete do primeiro-ministro depois divulgou um comunicado dizendo que o Twitter ignorou decisões judiciais que exigiam que a empresa tirasse do ar tweets considerados “inflamatórios”. O Twitter disse que está “verificando” o problema.

A conta @Policy, gerenciada por funcionários do Twitter, enviou um tweet informando usuários que eles podem enviar mensagens para o site via SMS:

A Turquia tem frequentemente procurado bloquear sites de mídias sociais, quando eles são usados para postar críticas ao partido no poder. No ano passado, Erdoğan se referiu a eles como “a pior ameaça para a sociedade”.

Um oficial turco esclareceu à Reuters que, por enquanto, não será tomada nenhuma ação contra outros sites como o Twitter: “No momento, não há nenhuma decisão para outras mídias sociais como o Facebook”, explicou.