Categorias

Google eliminou meio bilhão de anúncios falsos em 2014

Meio bilhão de anúncios veiculados nos serviços de publicidade no Google em 2014 eram falsos ou faziam parte de algum tipo de golpe virtual. Felizmente, o time de vigilância identificou e eliminou os anúncios problemáticos.

Dada a escala das tentativas de se aproveitar da boa v0ntade do serviço, o Google possui um conjunto de ferramentas internas capazes de marcar anúncios suspeitos. Mas a decisão final e o processo de investigação é conduzido por uma equipe de engenheiros especializados na tarefa.

No último ano, por exemplo, o Google identificou um grupo de anúncios que ofereciam casas para aluguel por temporada. As ofertas eram autênticas, mas todas as fotos eram falsas, retiradas de bancos de imagens, e não representavam os imóveis negociados. O golpe foi desvendado e os anúncios suspensos.

Em outra oportunidade, aproveitadores tentaram vender falsos tratamentos para o Ebola nos Estados Unidos, aproveitando o súbito pico de popularidade da epidemia nas buscas. Infelizmente, tal tratamento ainda não existe e o Google agiu rapidamente para evitar que o pânico se transformasse em fonte de renda para golpistas.

Ao todo em 2014, cerca de 214 mil anunciantes foram banidos dos sistemas do Google. O número é apenas uma pequena fração do total de anunciantes lícitos que utilizam o Google AdWords, mas a investigação constante ajuda a preservar a boa imagem do serviço e a segurança dos consumidores.