Meio bilhão de anúncios veiculados nos serviços de publicidade no Google em 2014 eram falsos ou faziam parte de algum tipo de golpe virtual. Felizmente, o time de vigilância identificou e eliminou os anúncios problemáticos.
Dada a escala das tentativas de se aproveitar da boa v0ntade do serviço, o Google possui um conjunto de ferramentas internas capazes de marcar anúncios suspeitos. Mas a decisão final e o processo de investigação é conduzido por uma equipe de engenheiros especializados na tarefa.
No último ano, por exemplo, o Google identificou um grupo de anúncios que ofereciam casas para aluguel por temporada. As ofertas eram autênticas, mas todas as fotos eram falsas, retiradas de bancos de imagens, e não representavam os imóveis negociados. O golpe foi desvendado e os anúncios suspensos.
Em outra oportunidade, aproveitadores tentaram vender falsos tratamentos para o Ebola nos Estados Unidos, aproveitando o súbito pico de popularidade da epidemia nas buscas. Infelizmente, tal tratamento ainda não existe e o Google agiu rapidamente para evitar que o pânico se transformasse em fonte de renda para golpistas.
Ao todo em 2014, cerca de 214 mil anunciantes foram banidos dos sistemas do Google. O número é apenas uma pequena fração do total de anunciantes lícitos que utilizam o Google AdWords, mas a investigação constante ajuda a preservar a boa imagem do serviço e a segurança dos consumidores.