Categorias

Google lança ferramenta 3D para Realidade Virtual

Assim como a Microsoft, o Google também está investindo no ecossistema da Realidade Virtual e lançou uma ferramenta gratuita para criação de objetos 3D.

Batizada de Blocks, ela visa simplificar a criação de objetos tridimensionais e já está disponível para usuários do HTC Vive e do Oculus Rift.

“Blocks é simples o suficiente para qualquer um usar, mesmo aqueles sem qualquer experiência anterior em modelagem. Foi desenhada para parecer mais com uma brincadeira com blocos infantis do que trabalhar com programas tradicionais de modelagem 3d”, explica o comunicado oficial do Google. “Começando com um conjunto simples de formas, uma paleta de cores e um intuitivo conjunto de ferramentas, você será capaz de natural e rapidamente criar quase tudo que você imaginar, de um pedaço de melancia a uma cena inteira de floresta”, afirma a empresa.

Confira o vídeo de demonstração do Blocks:

Blocks está mais próximo da linha do Paint 3D, no sentido de ser uma ferramenta de entrada para ampliar o interesse dos usuários comuns, ao contrário do Medium, desenvolvido pela Oculus e com um foco mais profissional e resultados mais realistas.

No emergente ecossistema da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada, tanto Google quanto Microsoft parecem ter uma estratégia de transformar qualquer um em um produtor de conteúdo, ainda que de forma amadora e iniciativas como essa são o caminho certo para uma eventual popularização do cenário, que terminaria por beneficiar a todos, usuários, amadores e profissionais.