Categorias

Google ajuda polícia a prender homem depois de encontrar imagens explícitas de uma criança em sua conta do Gmail

O Google ajudou a polícia de Houston a prender um homem. A gigante da internet alertou o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC) sobre imagens explícitas de uma criança em sua conta de email, relata o Business Insider.

O homem, que já havia sido condenado por ter abusado sexualmente de uma criança 20 anos atrás, foi pego depois que a polícia foi alertada para o fato de que ele tinha enviado as imagens para um amigo.

O Google não se pronunciou sobre o relatório, mas a polícia disse que não teve acesso às imagens em questão, mas as usaram para emitir um mandado de prisão que, posteriormente, ajudou a descobrir novas imagens pelas quais ele foi preso.

Gmail ganha reforço em sua segurança

O Google recentemente alterou seus termos de serviço para explicar que, embora as caixas de entrada do Gmail sejam auto-digitalizadas para se adequarem a publicidade, a empresa fornece dicas e informações para o NCMEC.

A polícia de Houston elogiou os benefícios da tecnologia do Google, mas, enquanto seu uso é claramente positivo neste caso, mais uma vez levanta questões de privacidade em torno do Gmail.
Usar a tecnologia para identificar criminosos fornece avanços para autoridades do mundo inteiro, mas muitas pessoas que cumprem a lei podem não estar cientes de que mensagens e itens aparentemente banais de sua caixa de entrada são digitalizados e processados pelo Google.

Não está claro se a digitalização do Google estende-se a outros produtos além do Gmail, como seu serviço de armazenamento em nuvem, o Google Drive.