0 Compartilhamentos 166 Views

Google volta a ser o mecanismo de busca padrão no Firefox

16 de novembro de 2017

Mudou tudo no Firefox Quantum, mas pelo menos um detalhe vai ser igual às versões do Firefox do passado: o Google voltou a ser o mecanismo de busca padrão do navegador.

Embora o novo Firefox tenha sido projetado para recuperar o mercado do rival Chrome, que pertence ao Google, o buscador retorna para a posição que ocupou durante anos como a ferramenta de pesquisa oficial do Quantum.

A mudança é resultado do fim do acordo anterior com o Yahoo, em que a Mozilla se comprometia a utilizar o mecanismo de busca deles como opção padrão de seus navegadores. Embora essa configuração possa ser modificada pelo usuário, estatisticamente uma grande parcela dos internautas segue utilizando o buscador configurado de fábrica e há uma forte disputa entre as empresas para ser definido como a opção padrão.

Em 2014, a fundação Mozilla anunciou que havia rompido com o Google, após uma longa parceria e fechado um contrato de cinco anos com o Yahoo para os usuários dos Estados Unidos e alguns outros mercados. No ano seguinte, a Mozilla buscaria uma independência ainda maior do Google para buscar competitividade entre os navegadores: “nós não temos uma relação comercial com o Google nesse momento. Isso nos traz de volta para nossa estratégia de como podemos encorajar maior competição”, revelou na época Denelle Dixon-Thayer, chefe do escritório de negócios e assuntos jurídicos da Mozilla.

Teoricamente, o contrato com o Yahoo teria validade até 2019, mas a Mozilla teria exercido seu “direito contratual” de rescindir o contrato. De acordo com um representante da fundação, a decisão foi tomada “com base em uma série de fatores, incluindo fazer o melhor para a nossa marca, nosso esforço para fornecer uma pesquisa na web de qualidade e a experiência de conteúdo mais ampla para nossos usuários”.

Entretanto, até o momento, nem o Google nem a Mozilla se manifestaram sobre o retorno do Google como mecanismo de pesquisa padrão do Firefox Quantum e sobre a mudança de relação entre as duas entidades desde 2015.

Você pode se interessar

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
7 visualizações
Dicas
7 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
Vídeos
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019

Uma poderosa ferramenta, que dispensa apresentações, e vem sendo utilizada por muitas gerações de programadores.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019