Categorias

Governo de São Paulo libera uso de smartphones em sala de aula

Depois de quase um ano de deliberação, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nessa segunda-feira a proposta do governo de liberar o uso de smartphones em sala de aula no estado.

O Projeto de Lei lei nº 860/2016 autoriza alunos da rede pública a utilizar dispositivos móveis, desde que para propósitos educativos e a fiscalização ficará por conta de professores e da direção da escola, que deverão coordenar atividades que façam uso dos aparelhos.

O projeto foi elaborado pelo secretário de Educação do governo Alckmin, José Renato Nalini, que acredita que o ambiente escolar “deve acompanhar o uso de novas tecnologias” e que a melhor solução é incorporar os smartphones aos processos de ensino, uma vez que os alunos “já estão conectados”. Em entrevista para a imprensa, Nalini celebrou a aprovação: “se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo”.

Em comunicado oficial, o governador Geraldo Alckmin também comemorou e sancionou o Projeto de Lei 860/2016:

Alckmin havia feito um pedido de regime de urgência para a análise do projeto em Dezembro do ano passado, mas a Assembleia Legislativa só votou e aprovou a lei no início dessa semana.O governador de São Paulo também aproveitou o momento para garantir a ampliação da oferta de Wi-Fi gratuito para a rede escolar estadual e prometeu que “até Outubro de 2018, todas as 5 mil escolas estaduais serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga”.