Aparentemente o dinheiro público vai embora com facilidade em qualquer lugar do mundo. Depois do aplicativo milionário americano, descobre-se agora que o governo do Reino Unido gastou mais de 350 mil reais em um filtro do Snapchat.
O gasto fez parte de uma campanha de conscientização contra os riscos de se consumir drogas e dirigir ao mesmo tempo e que pretendia atingir a juventude.
Para um porta-voz do Departamento de Transportes, “policiamento sozinho não é a resposta. Nós precisamos educar e influenciar uma mudança de comportamento. O uso de novas aplicações como o Snapchat irá nos ajudar a alcançar diferentes audiências, mudar a atitude em relação à direção sob efeitos de drogas e no final salvar vidas”.
Para atingir esse objetivo, a administração pública investiu 70. 000 libras, o equivalente a cerca de 359 mil reais, em um filtro que aplica o efeito de barras de prisão sobre a foto de um usuário:
A descoberta do gasto foi possível graças à transparência das contas públicas no Reino Unido. Apesar do gasto aparentemente impressionante, o custo do uso repetido do filtro representou apenas 5% do orçamento anual da campanha Think, que busca trazer mais segurança para as estradas inglesas. De acordo com um comunicado oficial, “o filtro ficou ativo por um dia e foi utilizado 700.000 vezes com 13.2 milhões de visualizações”.