Categorias

Governo dos EUA estaria invadindo privacidade de internautas

Programa secreto é usado como fonte de dados

De acordo com reportagens publicadas nos jornais Washington Post e Guardian, o governo norte-americano estaria coletando dados de cidadãos a partir de servidores de empresas e sites bem conhecidos, como Facebook e Google, além de registros telefônicos.

Nessa quinta-feira (07), os jornais revelaram que as autoridades conseguiram dados de milhões de internautas ao explorar os servidores de nove empresas de tecnologia. A Casa Branca defendeu a coleta secreta da Agência de Segurança Nacional (NSA), afirmando que o ato é uma “ferramenta crítica” para a prevenção de atentados terroristas contra o país. Entretanto, críticos vem questionando as atividades, afirmando que são espionagem nacional.

As reportagens mostraram que a NSA e o FBI estavam explorando diretamente os servidores centrais de gigantes da tecnologias, tendo acesso a emails, fotos, áudios, vídeos, documentos, registros de conexão e diversas outras informações que permitem a monitoração de movimentos e contatos de uma pessoa ao longo dos anos. 

Algumas das empresas citadas como o Google, Apple, Yahoo e Facebook, imediatamente negaram estar envolvidas no caso. A Microsoft ainda disse que não participou voluntariamente e que apenas cumpre “ordens de solicitações sobre contas ou identificadores específicos”.

Supostamente, o governo estaria se baseando em um programa secreto conhecido como Prism, que atualmente é usado cada vez mais como fonte primária para informações brutas. Os jornais afirmam que isso corresponde a quase 70%  dos relatórios da Agência. James Clapper, diretor de inteligência nacional, disse que a reportagem contém “numerosas imprecisões”.