Categorias

Governo vai concentrar INSS, FGTS e Imposto de Renda em um único portal

Governo vai concentrar benefícios em um portal

O governo federal vai lançar um portal na internet para unificar o recolhimento do INSS, FGTS e Imposto de Renda de trabalhadores domésticos.

De acordo com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o novo sistema é mais simples, e vai facilitar as relações entre trabalhador e empregador.

– O empregador poderá registrar os seus empregados. Isto vai gerar uma folha de pagamento por empregado e possibilitará a unificação do pagamento das contribuições e impostos relativos à relação de trabalho – explicou a ministra durante coletiva.

Segundo a ministra, o portal será mantido pela Receita Federal, juntamente com os ministério do Trabalho e da Previdência.

Hoffmann afirma que, até a votação da Emenda Constitucional 72 pelo Congresso, não há possibilidade de realizar o pagamento unificado, mas o portal deverá estar no ar a partir da primeira semana de junho, para que as pessoas possam conhecê-lo e aprender a utilizá-lo.

No portal, o empregador terá a possibilidade de controlar as obrigações trabalhistas e fiscais, e realizar o cálculo automático de valores e a emissão de guias de recolhimento com código de barras.