Categorias

Guerra do Anonymous contra o ISIS já dá sinais de enfraquecer

Se havia alguém esperando que o Anonymous resolvesse o problema do ISIS através de ataques virtuais, é melhor desistir. O próprio coletivo hacker não está 100% seguro de que está fazendo a coisa certa.

Depois de anunciar a #OpParis, em represália aos atentados terroristas na capital francesa, o Anonymous alegou ter derrubado milhares de contas do grupo terrorista, mas foi chamado de “idiotas” pelo ISIS.

Especialistas em segurança e contraespionagem defendem que ações amadoras como a do Anonymous, por melhor que estejam intencionadas, só tendem a prejudicar o andamento de investigações oficiais. Segundo a opinião dos profissionais, o coletivo hacker pode derrubar contas que seriam utilizadas para monitorar as atividades do ISIS ou mesmo forçar um aumento do nível de precaução adotado pelos terroristas.

Para piorar a situação, diversas facções dentro do Anonymous estão se afastando da #OpParis.  Membros do Anonymous estão acusando outros membros do grupo de terem se distanciado do objetivo principal e estarem atacando alvos baseados em preconceitos ou estarem simplesmente participando para conquistarem notoriedade na mídia.

Há relatos de que alvos cibernéticos foram escolhidos apenas porque seus usuários se comunicavam em árabe ou faziam menções, inclusive irônicas, ao ISIS. Alguns dos vazamentos de dados oferecidos pelo Anonymous às autoridades continham informações falsas ou de indivíduos sem qualquer relação com atividades terroristas.