Categorias

ISIS chama membros do Anonymous de “idiotas”

Uma mensagem atribuída ao grupo terrorista ISIS na Internet orienta seus integrantes a se precaverem de ataques cibernéticos e chama o grupo hacker Anonymous de “idiotas”.

A orientação vinda de uma conta do Telegram supostamente filiada ao ISIS seria uma resposta às afirmações do Anonymous de que estavam travando uma guerra virtual contra os autores dos atentados de Paris.

Aparentemente as ameaças do Anonymous não intimidaram o ISIS. Os terroristas elaboraram uma cartilha de prevenção contra a ação de hackers e distribuíram através de diversos canais vinculados a seus simpatizantes. A cartilha, publicada em árabe e inglês, explica como configurar uma VPN, como evitar engenharia social e alerta para que seus membros não cliquem em links suspeitos.

Desde o início da chamada #OpParis, o Anonymous alega já ter assumido o controle de mais de 5000 contas em redes sociais que estariam ligadas à atividades do ISIS. Ainda é um número baixo, se levarmos em conta que o Cyber Caliphate, braço digital do grupo terrorista, por sua vez sequestrou 54 mil contas de Twitter no início do mês.

Apesar de ter provocado dor de cabeça a instituições privadas e sites desde sua criação, o grupo Anonymous ainda não conseguiu produzir um impacto social expressivo. O coletivo hacker nos últimos anos também declarou guerra à Ku Klux Klan, ao governo de Israel, à Coreia do Norte, à China e até à Nana Gouveia, sem produzir resultados duradouros em nenhum dos casos.