Categorias

Hackers ameaçam vazamento de dados de funcionários e usuários do transporte público de San Francisco

Os mesmos hackers que derrubaram os sistemas do transporte público de San Francisco, nos Estados Unidos, durante o final de semana, estão de volta com uma nova ameaça.

A informação é do jornal Fortune, que teria entrado em contato com os responsáveis pelo ataque: cibercriminosos estão chantageando as autoridades e prometem soltar dados sigilosos.

O grupo contatado afirma estar de posse de 30GB de informações roubadas dos sistemas do San Francisco Municipal Transportation Agency (SMTA), com dados tanto de funcionários quanto de usuários. Foram feitas duas exigências para que essas informações não sejam vazadas: que os administradores do sistema corrijam as vulnerabilidades encontradas e paguem uma quantia não especificada em dinheiro, até essa sexta-feira.

O Fortune tentou obter uma amostra dos dados supostamente em poder dos hackers, para confirmar a autenticidade da ameaça, mas não conseguiu. Por email, um dos criminosos envolvidos afirmou: “eu vou te mostrar depois se eles não entrarem em contato conosco”. Oficialmente, a SMTA não negou nem confirmou a existência da chantagem ou a possibilidade de um vazamento. Em outra ocasião um representante da agência declarou que “há uma investigação em andamento e não seria apropriado fornecer detalhes adicionais”.

Os hackers utilizam a alcunha “Andy Saolis”, que já esteve relacionada a outros ataques similares. Segundo o grupo, a ação contra os sistemas do transporte público de San Francisco foi totalmente automática e não fruto de um planejamento. “Nós ganhamos acesso de forma completamente randômica e nosso vírus trabalhou automaticamente! Nós não fizemos um ataque focado neles! É maravilhoso!”, escreveram em uma de suas mensagens para a imprensa.