Categorias

Hackers estão colocando música anti-Trump para tocar em rádios norte-americanas desprotegidas

Donald Trump acaba de ganhar mais um oponente no mundo da tecnologia: hackers não identificados estão invadindo rádios para tocar música que manda ele se danar (mas não é “danar” que eles falam…).

A faixa “F*** Donald Trump”, gravada pelos rappers YG e Nipsey Hussle durante a campanha presidencial do bilionário, está agora tocando em algumas estações que tem suas antenas desprotegidas.

Os casos até agora foram registrados em diferentes rádios dos estados norte-americanos de Carolina do Sul, Indiana, Texas, Tennessee e Kentucky. Há relatos de algumas emissoras que chegam a tocar a mesma música em loop durante horas, para desespero dos ouvintes e dos profissionais que trabalham nas estações. Muitas optaram por simplesmente desligar o sinal para evitar transmitir a música que usa e abusa de palavrões para criticar Donald Trump.

A façanha foi possível graças ao uso de antenas conectadas à internet sem nenhum tipo de proteção, que são invadidas remotamente e passam a transmitir a programação determinada pelo invasor. O dispositivo utilizado pelas emissoras chama-se Barix Exstreamer e é o preferido das pequenas rádios locais pela sua simplicidade de uso, mas o próprio fabricante alerta que o transmissor não pode ser ligado à internet sem o uso concomitante de um firewall externo. Uma simples busca na internet, porém, é capaz de encontrar diversos dispositivos expostos.

Muitas emissoras já afirmaram ter notificado as autoridades para investigarem o caso. Um endereço de IP de um possível autor do ataque já teria sido identificado. Até o momento, nenhum dos dois rappers autores da música se manifestou sobre o assunto. Muito menos Donald Trump…

Se você ficou curioso para saber qual é a música da polêmica, coloque seu fone de ouvido e ouça abaixo: