Categorias

Hackers fazem computadores nucleares do Irã tocarem AC/DC

Entre 2009 e 2010, o programa nuclear iraniano foi alvo de um ataque cibernético devastador. Um vírus, supostamente desenvolvido pelos governos norte-americano e israelense e conhecido como Stuxnet, assumiu o controle de instalações em todo o país, fazendo com que milhares de máquinas quebrassem.

Mas, aparentemente, os atacantes não estavam satisfeitos em apenas atacar os esforços nucleares do país – eles queriam mostrar seu controle de outras maneiras. Para isso, eles aparentemente sequestraram estações de trabalho iranianas e as usaram para tocar AC/DC.

ac-dc-ira-hacker

E eles tocaram alto. Falando na conferência de segurança Black Hat, o especialista em segurança informática finlandês Mikko Hypponen lembrou um e-mail que recebeu de um cientista iraniano na época dos ataques do Stuxnet:

“Houve também algumas músicas tocando aleatoriamente em várias das estações de trabalho durante o meio da noite no mais alto volume. Creio que foi a banda americana AC/DC Thunderstruck. Era tudo muito estranho e aconteceu muito rapidamente. Os atacantes também conseguiram ter acesso e removeram todos os nossos logs”

É claro que “Thunderstruck” é uma faixa do álbum Razor’s Edge, não um sufixo para o nome da banda australiana, mas o cientista pode ser perdoado pelo erro.

De acordo com o The Verge, as leis de censura do país permitem que apenas canções iranianas de folk, clássicas ou pop sejam tocadas em público.