Categorias

HP determina data para desligamento dos servidores de nuvem do webOS

Se você ainda está utilizando um Palm Pre, Pixi ou qualquer outro dispositivo baseado no webOS, guarde essa data: 15 de Janeiro de 2015. Todos os serviços de nuvem de seu sistema operacional cessarão de funcionar nesta data.

A HP determinou essa data para puxar de vez da tomada a vida útil da boa e velha linha Palm. Seus dispositivos continuarão funcionando, mas sem o suporte dos serviços online, continuar utilizando será um risco muito grande para os usuários.

Com o fim das operações, a loja virtual de aplicativos será encerrada de vez após um longo período de abandono. Mais grave para os usuários será o fim do serviço de backup na nuvem: a partir de Janeiro, se algo acontecer com seu dispositivo, não haverá mais qualquer cópia de segurança de seus dados salva online. O mesmo vale para o serviço de recuperação de senha dos aparelhos.

O webOS foi lançado pela Palm em 2009, como um sucessor do Palm OS. O sistema foi uma das motivações da compra da empresa pela HP, que pagou 1,2 bilhão de dólares em 2010. A HP pretendia usar o webOS em uma longa linha de dispositivos.

Após uma sucessão de equívocos, o webOS perdeu seu fôlego dentro da HP e acabou sendo licenciado para a LG. Com o anúncio do fim da nuvem, a empresa coloca o último prego no caixão do Palm.