A fabricante de automóveis Hyundai Motor Group anunciou o desenvolvimento de um exoesqueleto que amplia a força do usuário e pode ter diversas aplicações práticas.
O traje foi criado para reduzir a aparição de fraturas e o desgaste das costas e dos joelhos de operários, assim como aumentar a eficiência e a produtividade.
No blog da empresa, o “robô vestível” é comparado com o personagem Homem de Ferro, das histórias em quadrinhos, mas a estrutura do dispositivo é aberta e não uma armadura como acontece com o super-herói. Ainda assim, o traje especial capacita seu usuário para realizar feitos que não seriam viáveis para um ser humano médio. Com a roupa, é possível, por exemplo, levantar um peso de até 100 quilos sem esforço.
Confira as fotos do “robô vestível”:
De acordo com a empresa, o projeto também pode ser utilizado em programas de reabilitação de acidentados, como um auxílio-motor para incapacitados e idosos ou ter aplicações militares, como um reforço para soldados que precisam realizar longas caminhadas sem perder a capacidade de se locomover rapidamente.
A Hyundai, que é a quinta maior fabricante de veículos automotores do mundo, acredita também que o “robô vestível” pode ser a ponta de lança de uma revolução na indústria dos transportes. Segundo a empresa sul-coreana, o projeto não é uma prova de conceito, mas um protótipo de um produto comercial que deverá ser colocado no mercado em um futuro próximo.