Categorias

Um em cada quatro usuários de PC ainda navegam com versões obsoletas do Internet Explorer

Uma pesquisa realizada pela Duo Security analisou dados de mais de 2 milhões de dispositivos e concluiu que em um em cada quatro PCs rodando Windows os usuários ainda navegam com versões obsoletas do Internet Explorer.

A Microsoft descontinuou diversas versões do seu navegador em Janeiro deste ano e, atualmente, apenas a versão 11 do Internet Explorer e o Microsoft Edge (para Windows 10) seguem recebendo atualizações de segurança.

Mas cerca de 25% dos usuários continuam ignorando os riscos e estão potencialmente expostos a malwares que exploram vulnerabilidades que não foram corrigidas de seus navegadores. Os analistas da Duo Security recomendam que esses usuários adotem o Google Chrome como uma opção de segurança.

“O navegador Chrome do Google instala atualizações automaticamente para seus usuários, tornando mais fácil a tarefa de se manter atualizado e protegido contra as últimas vulnerabilidades. O Chrome também bloqueia propagandas em Flash por padrão, o que pode reduzir o risco de uma infecção por malware“, conclui o relatório da pesquisa.

Segundo o levantamento, o Internet Explorer desatualizado é um dos três principais vetores de contaminação e risco para o ambiente corporativo. Os outros dois seriam o Flash e o Java, cujo porcentual de usuários rodando versões ultrapassadas é ainda maior. O Flash estava desatualizado em 60% dos dispositivos investigados e o Java atingiu a impressionante marca de 72% de usuários com versões obsoletas.