Categorias

IBM revela ferramenta de busca semântica para grandes volume

Grande ajuda na busca entre montanhas de e-mails
Framingham – Personal Email Search usa parâmetros de busca pré-definidos para achar telefones, eventos e arquivos no Outlook e no Lotus Note.

A IBM revelou um novo software de busca de seu laboratório de pesquisa nesta quinta-feira (20/12) que permitirá que usuários corporativos encontram informações que podem estar soterradas sob grandes quantidades de e-mails armazenados no desktop.

A nova OmniFind Personal Email Search, da IBM, que pode ser baixadas gratuitamente, é uma ferramenta de busca semântica voltada a trazer os mecanismos de vídeo tornadas famosas pelo Google para o desktop, afirmou o chief technology officer da unidade Lotus Development da IBM, Douglass Wilson.

“Um problema que muitas pessoas têm é o volume de mensagens”, notou. “Eles estão usando e-mails como sistema de gerenciamento de arquivos. Tecnologias de buscas que se adaptam ao contexto em que se está trabalhando é fundamental. Existe muito (no novo produto) sobre usar construções simples de linguagem para ajudar o sistema de busca a identificar o contexto em que a pergunta é feita”.

A ferramenta pode interpretar buscas incompletas e encontrar informações como números de telefones, eventos agendados, documentos e imagens, disse a IBM.

Por exemplo, a tecnologia pode ajudar um usuário a buscar o número de telefone mesmo que o banco de dados de e-mails não contenha as palavras “telefone” e “número” na busca. Usuários também podem criar, salvar e compartilhar buscas personalizadas que serão usadas mais tarde.

Disponível para Lotus Note e Microsoft Outlook, a ferramenta tem integrada parâmetros comuns de busca, como datas e números de telefone. Conceitos adicionais como pedidos de eventos ou localizações específicas também podem ser definidos.

O novo programa é parte do programa AlphaWork, da IBM, que torna disponível para usuários tecnologias recém-saídas do laboratório da IBM.

Com informações de Computerworld/EUA.