Categorias

Ingressos Falsos – Dicas de como se proteger

Com a proximidade de Copa do Mundo 2014, a venda de ingressos vem crescendo e junto com ela é crescente também a onda de ataques online contra os torcedores.

O departamento de Análise e Segurança do Baidu Antivírus, companhia internacional de internet, realizou um estudo onde mais de 15 tipos de golpes online foram identificados nas últimas quatro semanas explorando recursos de phishing, tipo de fraude em que os usuários são atraídos com promessas, como a oferta de bilhete grátis e prêmios como grandes quantias em dinheiro ou carros, em falsos sites de venda de ingressos para jogos da Copa.

Ao clicar no link malicioso, os internautas são convidados a inserir seu CPF, número de cartão de crédito e código de segurança, além de outras informações privadas. Com estes dados, o scammer consegue clonar os cartões de crédito identificados, causando perda financeira à vítima. O departamento de Análise e Segurança do Baidu Antivírus também detectou que essas recentes ameaças podem ser espalhadas pela Internet por meio de e-mail fraudulentos.

Sobre os ataques de phishing, os especialistas em segurança alertam: há um impacto direto sobre a segurança das contas bancárias com acesso online. Por isso, é importante sempre ativar o recurso de proteção de rede do software de segurança, para evitar este tipo de fraude.
Entre as dicas e métodos mais eficientes para evitar fraudes, de acordo com a equipe de segurança do Baidu, destaque para:

  • Desconfie de e-mails não solicitados e suspeitos – exclua-os imediatamente.
  • Não clique em links ou abra anexos de e-mails suspeitos
  • Evite inserir informações privadas (especialmente as informações sobre cartão de crédito) em sites desconhecidos
  • Mantenha seu software de segurança atualizado e o recurso de proteção total ativo.