Categorias

Intel lança processadores de 4 núcleos em briga com AMD

A Intel apresentou nesta terça-feira seus processadores de quatro núcleos (quad-core) para servidores, em preparação para competir com um novo produto que a AMD deve lançar em breve.

Segundo a Intel, maior fabricante de chips do mundo, os seis novos processadores da série Xeon 7300 proporcionam desempenho mais de duas vezes superior e uma performance por watt três vezes melhor do que sua geração anterior, os produtos dual core.

A AMD se prepara para lançar na semana que vem um novo processador, conhecido até o momento como Barcelona. Assim como a nova linha da Intel, o Barcelona trará quatro núcleos de processamento em apenas um chip.

Computadores equipados com processadores de mais de um núcleo são geralmente servidores ou workstations — máquinas que operam em redes corporativas ou processando quantidades enormes de dados. Tais chips também são geralmente empregados na execução de tarefas simultâneas como jogos pesados, gravadores de DVD e download de vídeo.

A Intel vem perdendo mercado para a AMD, mas analistas acreditam que agora a empresa estancou suas perdas ou mesmo que ganhou mais fatia de mercado por conta dos novos produtos. A companhia espera que Dell, HP, IBM, Unisys e outros fabricantes anunciem servidores baseados em sua série de processadores Xeon 7300.

O preço dos novos chips quad-core vão de 856 a 2.301 dólares, dependendo da velocidade, recursos e quantidade encomendada, informou a Intel.

Com informações de Reuters.