Categorias

Inteligência Artificial massacra campeão mundial de Go por 3 a 0

A primeira derrota na terça-feira passada era o prenúncio do fim: o campeão mundial de Go foi derrotado por 3 a 0 pela Inteligência Artificial AlphaGo do Google nesse final de semana, na China.

O projeto desenvolvido pela divisão DeepMind venceu todas as partidas que disputou no evento organizado em parceria com o governo chinês, sem dar nenhuma chance para os adversários humanos.

O jovem chinês Ke Jie, de apenas 19 anos, era a última esperança para quebrar uma sequência de vitórias da Inteligência Artificial e sua quase vitória na terça-feira parecia indicar que era possível vencer o algoritmo. Mas uma nova derrota na quinta-feira confirmou a superioridade da máquina na melhor de três, que teve seu golpe de misericórdia durante o sábado com mais uma partida vencida por AlphaGo. O sistema de algoritmos ainda conseguiu triunfar em uma partida simultânea contra cinco jogadores profissionais de Go.

A vitória esmagadora também marca o encerramento de suas atividades no tabuleiro: “a série de jogos eletrizantes dessa semana com os melhores jogadores do mundo, no país em que o Go se originou, foi o ponto mais alto possível para AlphaGo como um programa competitivo. Por essa razão, o evento Futuro of Go é nossa última partida com AlphaGo”, anunciou o CEO e co-fundador do DeepMind, Demis Hassabis.

De acordo com o pesquisador, o time responsável pela Inteligência Artificial irá a partir de agora “concentrar sua energia no próximo conjunto de grandes desafios, desenvolvendo algoritmos avançados genéricos que poderiam um dia ajudar cientistas na medida em que eles lidam com alguns de seus problemas mais complexos, como encontrar novas curas para doenças, reduzir dramaticamente o consumo de energia ou inventar novos e revolucionários materiais”.