Categorias

Invasões: Especialistas alertam possibilidade de invadir GPS

Dois especilistas confirmaram uma maneira de injetar mensagens falsas em sistemas de navegação de carros via satélite.

Durante a conferência canadense CanSecWest, Andrea Barisani, chief security engineer e a pesquisadora Daniele Bianco, ambas da Inverse Path, conseguiram transmitir mensagens para o sistema de navegação de seus carros. No teste, colocaram frases avisando contra condições climáticas adversas e também inventaram um ataque terrorista.

As duas especialistas enviaram as mensagens via RDS (Radio Data System), um padrão criado na Europa e utilizado na América do Norte que permite à estações de FM transmitir dados sobre um espectro que existe em qualquer canal de FM. O RDS contém informações como o nome e slogan da rádio, mas também é utilizado para enviar informação sobre o tráfego.

Barisani e Bianco descobriram que, com a criação de um aparelho, é possível transmitir informações diretamente pelo canal RDS. Por tentativa e erro, elas conseguiram identificar os códigos numéricos que se tornam alertas para os motoristas nos sistemas de navegação com GPS.

Alguns são engraçados, como o código que avisa sobre uma briga entre touros. Outros são preocupantes: falam sobre um atentado terrorista, sobre ameaça de bomba e sobre acidente aéreo. De acordo com as especialistas, isto pode ser usado para causar pânico se acessado por criminosos digitais. Como as mensagens não são criptografadas, alguém mal intecionado pode fazer um ataque de man-in-the-middle e colocar a mensagem que quiser no carro.
Nancy Gohring

Com informações de ComputerWorld.