Categorias

Jogo da Valve é melhor para o cérebro do que software de treinamento

Um estudo conduzido pela Universidade Estadual da Florida provou que é mais vantajoso para o desenvolvimento do cérebro jogar o jogo Portal 2 do que utilizar um software específico de treinamento cognitivo.

Os pesquisadores colocaram um grupo de participantes jogando Portal 2 por oito horas e outro grupo utilizando o programa Lumosity, focado para desenvolvimento cerebral. O primeiro grupo apresentou resultados muito superiores em testes de “resolução de problemas, persistência e percepção espacial” após a jogatina do que o outro grupo.

O Lumosity é uma suíte de mini-jogos criados especificamente para desenvolver o raciocínio e as habilidades cognitivas, enquanto Portal 2 é a aclamada continuação de um jogo comercial lançado pela Valve em 2011.

No jogo, a personagem Chell precisa resolver desafios que envolvem teleportação, cinética e orientação espacial para escapar de uma inteligência artificial insana.

Os dois grupos foram testados antes e depois do experimento e a melhora de performance foi “estatisticamente mais significativa” para aqueles que passaram 8 horas jogando Portal 2.

A Valve possui um programa educativo envolvendo o uso de Portal 2 nas escolas para o ensino de Física e pensamento crítico. Chamado de Teach With Portals, o programa já beneficiou diversos professores e oferece recursos e material didático gratuitamente para os interessados.